sábado, 22 de julho de 2006

Já não vou embora dia 6 de Setembro...


O mito do excessivo perfeccionismo alemão está desfeito...
Os alemães são humanos e, tal como diz o meu professor de alemão (que é alemão), “Oh minha querida, na Alemanha também tens de ter amigos para teres bons empregos!” ou “A maioria dos alemães não conhece nem a sua própria história, nem a sua própria cultura… nem o seu próprio hino sabem!”
Perante isto poderia estar na dúvida, estava a receber apenas UM ponto de vista, poderia ser tendencioso. Mas não. Comprovei-o pessoalmente através de 100€…
“Mas como?” – perguntam-me vós. Por causa dos alemães desorganizados.
Tudo começou no fim de Maio, quando comprei – como sabem – a minha passagem de avião. Com aquela antecedência consegui um bom preço (mesmo assim elevado por ser Setembro). A data foi escolhida após ter recebido um e-mail da coordenadora do Gabinete de Erasmus da faculdade de Dortmund que dizia que as aulas, em principio, começaria no dia 11 de Setembro.
Recebi um e-mail há 3 dias a dizer que as Boas-Vindas para os alunos de Erasmus será no dia 20 às 18h no pavilhão do Design na sala não-sei-quantas…
Ora expliquem-me vós o que fico eu a fazer em Dortmund sozinha desde o dia 6 ao dia 20? A gastar dinheiro?... Além disso decidi deixar “Equipamento II” para Setembro (a avaliação vai ser entre o dia 7 e o dia 15 de Setembro) e ainda tenho a matrícula para fazer!...
Alterei o dia da passagem de avião…
Com 1 mês e tal de antecedência as passagens foram mais caras tirando o facto de ter pago multa pela alteração!...
… 96,60€. Sabem como esta porcaria se diz em alemão? Sechs und neunzig euro sechzig… Pronuncia-se “zéx und nóinzich óirrô zechtzich”. Mais uma aula de alemão...
Já agora ensino-vos também a dizer mais uma coisinha: “Wo wohnen Sie?” (para “você”) ou “Wo wohnst du ?(para “tu”). “Ich wohne in Lissabon.”. Resumindo : "Onde mora?" ou "Onde moras?". "Moro em Lisboa!". Pronuncia? "Vô vônân Zi?" ou "Vô vônst du?". "Ich vônâ in Lissabón". Aula dada! Para a próxima há mais.
Beijinhos!

P.S.: Já fiz o meu primeiro teste de alemão e, tal como esperava, tive uma nota equivalente ao que sei... 72,5%. Podia ter sido muito mais :( Esta coisa está CADA VEZ MAIS DIFICIL!! É horrivel...

4 comentários:

Maria João disse...

Felizmente, dá na Sic Comédia a série "Alô Alô", ou seja, uma maneira bem cómica de mostrar a história da Alemanha durante o regime do Sr Pintor Hitler, ahahahah!(embora, na realidade a história não tivesse tido piada nenhuma). A minha esperança é que os alemães pelo menos saibam o mínimo da sua história, mesmo através de séries deste tipo :/ Acho vergonhosa a realidade transcrita pelo teu professor. Enfim, mas assim como há alemães, também há portugueses e outras nacionalidades pelo mundo com as mesmas "dificuldades culturais" :|
Gostei de ler as novas frases em alemão, apesar de, para mim, me fazerem imensa confusão :| mas isso é porque não estou muito familiarizada... sei os números apesar de nunca ter tido alemão na vida... é o que dá ter pais que viveram em tempos d'otrora (é bonito falar assim!) perto de Köln e que às vezes me vão dando umas dicas ;)
Mas pronto... Alô Alô, uma série a não perder!! :D (este post foi basicamente para mencionar Réne, Edite, Err Flick, enfim, membros da Resistência e Gestapo, tudo ao molho e fé em Deus (ou Xassus!) :D

E assim me despeço :)
Um beijinho enorme e parabéns pela nota ;) ********************************************************

"Listen verry carrefuly... I should say this once" LOL! :P

Anónimo disse...

miuda, tou a escrever so para dizer a toda a gente que admiro a tua coragem de aprender a falar essa cena em tao pouco tempo... a serio, parabens :)

o meu amigo alemao todo giro ja nao mora em Ulm, no sul, mas sim em Hamburg, no norteeeee :) ja esta mais pertinho, ves?? eheh foi la que arranjou emprego, entao foi pra la morar...

onde esta o mina olen kupla em alemao???

olha menina, daqui a 5 minutos meto-me no carro rumo ao porto, vou passar esta semana la em cima, entretanto quando voltar vou para a madeira e logo logo a seguir vou pra lagos... como tal, vai ser dificil comunicar contigo. de qualquer maneira... muita força, estamos todos contigo e muito contentes com essas notinhas boas nos testes e com essa garra com que estas a encarar a aprendizagem dessa lingua-mais-do-que-cao (finlandes é mais engraçado, diga-se...)

parabenszinhos

mickey"the bolha"

Anónimo disse...

ahhhhh e esses stresses dos avioes... relaxaaaaa... ja devias saber como é! ha seeeeempre chatice. Nao conheço viagem de aviao que nao tenha dado chatice. Ele é a pagar, a alterar datas, é o excesso de bagagem, é as dores de ouvidos... até há quem arranje uma quase chatice por querer dormir à força toda no aeroporto de tampere... a chatice era pas costas, claro ahahah

beijinhosssssssss

mickey

Anónimo disse...

... pois pois!!! isso é que era uma boa dormida, então não!!! aquele aeroporto acolhedor!!! Tampere Rules!!!
Vais ver belinha, quanto menos esperares já estás no meio de alemães e és tu que lhes sacas dinheiro à parva!!!!
não te esqueças... também quero saber como se diz «mina olen kupla» em alemão!!! ah pois é!!

beijocas da outra bolha!