quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Berlin – Welcome to the Capital! e a chegada do Renatinho!

Este é o meu segundo post, este é o verdadeiro motivo da minha ausência, da minha não-resposta ao vossos apelos: BERLIM, a grande cidade. Qual foi a desculpa desta vez? A madrasta do Pedro fez anos no dia 2 de Outubro e o Pedro tinha mesmo de ir para Berlim… ou ia sozinho de comboio/avião ou ia com o resto do HacheneyerGang! Ora pois que belíssima desculpa para passar 6 dias em Berlim… Desde dia 29 de Setembro ao dia 5 de Outubro… Ai ai, foi maravilhoso. O pai do Pedro mora em Berlim (é pintor) e é lá que estão o resto dos irmãos. Não ficámos na casa dele porque ficámos num sitio ainda melhor! Num atelier de 3 andares no centro da cidade numa espécie de condomínio privado com jardinzinho só para nós – o atelier do pai. Ai que bom. E dormimos no sótão :)! Foi lindo! E muito confortável.
A primeira foto é a foto oficial do HacheneyerGang…
Dia 30 chegou o Renatinho, ao aeroporto de Schönefeld. Fizemos uma bela jantarada nesse dia. De resto aconteceu aquilo que normalmente acontece em férias: saíamos à noite até as 3h mais ou menos mas depois chegávamos ao atelier, sentavamo-nos no chão da cozinha ou nos sofázinhos castiços da sala de pintura e ali ficávamos a falar até o sol raiar. Metade do dia era portanto a dormir pelo que, mais uma vez, visitei a cidade no fim da tarde e à noite… sempre a mesma coisa…
Estive no muro de Berlim, a famosa Iron Curtain. Digo-vos que o peso da história é terrível. Como foi possível dividir uma cidade por quase 30 anos? O Homem é um ser muito mesquinho mas é mais fácil espalhar o terror que o amor então tomam-se estas opções… NO COMMENTS, vejam por vocês mesmos.
O SonyCenter é uma parte nova de Berlim construída 100% pela Sony. A historia breve é “Eu quero construir aqui uma parte nova da cidade, ok?” – disse a Sony. “Não, não podes porque eu não tenho dinheiro para fazer um espaço empresarial moderno nesta cidade” – disse o Presidente da Câmara de Berlim. “Não faz mal, eu pago tudo e depois alugo a outras empresas ok?” – disse a Sony… Vejam por vocês próprios o que o dinheiro faz. Maravilhas!
Aqui sou eu num edifício totalmente destruído que foi sendo tomado pouco a pouco por “Okupas” de Berlim e que neste momento tem nos 3 últimos andares exposições de pintura, numa antiga loja no rés-do-chão tem uma exposição “in loco” de pintura/escultura onde o artista pinta/esculpe enquanto os visitantes entram, vêm e, se quiserem, compram. O bar é espectacular, tem um ambiente muitíssimo estranho mas vale mesmo a pena. Em geral, de todos os bares que fui em Berlim, em todos eles tive a mesma sensação… um mundo à parte, uma cultura muito própria.
Foi muito bom partilhar Berlim com o Renatinho! Mas o lado negativo foi trazê-lo para Dortmund dois dias… pobre Renatinho… isto é uma pequena vila comprando com Berlim! Enfim. Beijinhos grandes mimi, espero que tenhas gostado! Soube a pouco, como sempre!
De resto? Vejam por vós mesmos… Divirtam-se! Beijinhos grandes!

P.S.: Mary Jane, Mafa, Zorze – espero que esteja a correr tudo bem! Não sei nada de vós! De ti sei minha querida Mary Jane! Tenho de dar uma espreitadela ao que tens feito ;) Beijinhos grandes!
P.S.1: Tenho muitas saudades de água portuguesa… a água alemã não presta!... e estou farta de comida turca e de turcos! Na Alemanha TODA há quase mais turcos que alemães, é impressionante! E restaurantes turcos? São tipo os nossos restaurantes chineses mas mais ainda! Ok, uma Dünner com salada nem é mau mas depois da terceira vez já não se chora por mais, chora-se para não comer mais!


Sem comentários: