domingo, 25 de novembro de 2007

Hungria - Nyiregyháza

Voltei à Hungria. Começa a ser viciante. Mesmo assim à quarta vez ainda há muita coisa nova para ver. Eu e o Balázs fomos mais uma vez de carro desde Dortmund até Budapest (mais 12horas de viagem) com a intenção de mudar tudo o que é dele para casa. Desta forma voltará a Dortmund quase como turista, apenas com uma malinha com meia dúzia de roupas. As imagens que veremos de seguida são de uma viagem que fiz com a Nóra e com o Donát a Nyiregyháza, uma cidade perto da pequena fronteira de 30km entre a Hungria e a Ucrânia.
A caminho apresento-vos a magia dos apartamentos do regime russo. Queres uma casa de banho?Ora ai está! Lá vai um cubinho pronto, totalmente pronto por dentro, pronto igualmente a ser "colado" nestas estruturas. Foram construidos na Alemanha do Leste e nos países de antigo regime soviético MILHARES de habitações como esta por ANO. Conheço quem lá more e pelo que me disseram é frio, não tem qualquer isolamento de som (pelo que a vida do vizinho passa a ser a nossa vida) e tem facilmente humidade.
Chegados a Nyiregyháza - uma zona que a própria Hungria não dá muita importância - e encarei pessoas na rua com cara de pobreza, alguns imigrantes ucranianos (que se topam ao longe por terem uma fisionomia eslava totalmente diferente da húngara), sem-abrigo e uma nuvem cinzenta natural de tristeza...
Passámos lá 2 horas no máximo. Não havia nada para ver... Foi a primeira vez que a Nóra e o Donát estiveram nesta cidade... O Balázs nem sequer nunca aqui esteve, tal como nenhum deles nunca foi à parte húngara perto da Roménia, famosa pelo mesmo "começo" de pobreza até se passar realmente a fronteira e deparar com situações ainda piores.

(uma KAMA3 (tentativa de carácter russo), a carrinha russa mais famosa!)
Esta é aparentemente uma cidade limpa e organizada, pouco desenvolvida mas mesmo assim em movimento. Mesmo assim a verdade vem por detrás das caras com quem nos cruzamos na rua.

Uma casa fantástica (muito conhecida por ter lojas em todo o país) de miniaturas salgadas e doces...
Esta é uma parte da Hungria que, mesmo sendo da União Europeia, tem ainda a típica cara de país do leste pela sua proximidade com a Ucrânia... Esperemos pela mudança.

Sem comentários: